Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana – PPGECH – iniciou suas atividades em agosto de 2019 com o primeiro processo seletivo visando o início do curso de Mestrado em 2020.

O PPGECH, de caráter interdisciplinar, foi aprovado pela CAPES em 09/04/2019, sendo o Mestrado criado na UFSCar em 24/05/2019 (Conselho Universitário -CONSUNI).

O Programa tem por objetivo a produção e difusão do conhecimento científico e a formação de pesquisadores, educadores, gestores e profissionais críticos e capazes de abordar os problemas complexos da sociedade contemporânea e da condição humana de maneira interdisciplinar.

Os Estudos da Condição Humana são entendidos como um campo de estudos que não indica uma determinação ou uma análise determinística, mas uma investigação rigorosa sobre a pluralidade da construção e reconstrução da categoria do humano nas ciências humanas e sociais, as condições humanas e suas especificidades históricas, subjetivas, sociais, políticas, éticas e linguísticas nas suas interfaces com a tecnologia, natureza e cultura, e no desenvolvimento das abordagens teóricas e práticas sobre os modos nos quais o ser humano pode viver e se realizar. Revela-se, por conseguinte, como um objeto de estudos necessariamente interdisciplinar no âmbito das ciências humanas e sociais e fundamentais para compreensão da contemporaneidade.

A condição humana constitui-se no e pelos desejos, na subjetividade ou nos processos de subjetivação, nas identidades sociais e políticas e na linguagem, e é o que permite a manifestação da humanidade tal como se apresenta na sua contingência histórica. Portanto, os estudos da condição humana - deste modo ser propriamente humano-, são fundamentais para a compreensão daquilo que fazemos como humanidade historicamente situada e requer também uma análise das dimensões éticas da vida.

Assim, o egresso deverá ser capaz de refletir, produzir teoricamente e contribuir na resolução de problemas da vida social no que esta afeta a condição humana na contemporaneidade. Enquanto docente do ensino superior este profissional estará apto a atuar nas mais variadas áreas, especialmente àquelas vinculadas a grande área das Ciências Humanas e Sociais. Por meio da articulação de conhecimentos diversificados o egresso estará capacitado para o exercício de atividades em equipes multidisciplinares desenvolvendo pesquisa e estudos interdisciplinares que, para além da academia, podem se desenvolver em ONGs, sindicatos, organizações políticas e partidárias, entidades sociais, movimentos sociais dentre outras.

Acompanhe o PPGECH também pelas redes sociais oficiais