Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH) teve suas atividades iniciadas em 10 de fevereiro de 2020 e está vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se de um programa de pós-graduação interdisciplinar stricto sensu, em nível de mestrado acadêmico, que se dedica à produção e difusão do conhecimento científico, bem como à formação de pesquisadores, educadores, gestores e profissionais críticos, aptos a enfrentar os desafios complexos da sociedade contemporânea e da condição humana sob uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, o programa busca estimular atividades científicas no campo das Ciências Humanas e Socias, visando qualificar os mestrandos tanto na pesquisa quanto no ensino, sempre à luz da interdisciplinaridade. Dessa forma, pretende formar pesquisadores e docentes capacitados a compreender a condição humana em sua relação com os fenômenos contemporâneos, considerando suas múltiplas dimensões.

Os Estudos da Condição Humana são entendidos como um campo de estudos que não indica uma determinação ou uma análise determinística, mas uma investigação rigorosa sobre a pluralidade da construção e reconstrução da categoria do humano nas ciências humanas e sociais, as condições humanas e suas especificidades históricas, subjetivas, sociais, políticas, éticas e linguísticas nas suas interfaces com a tecnologia, natureza e cultura, e no desenvolvimento das abordagens teóricas e práticas sobre os modos nos quais o ser humano pode viver e se realizar. Revela-se, por conseguinte, como um objeto de estudos necessariamente interdisciplinar no âmbito das ciências humanas e sociais e fundamentais para compreensão da contemporaneidade.

A condição humana constitui-se no e pelos desejos, na subjetividade ou nos processos de subjetivação, nas identidades sociais e políticas e na linguagem, e é o que permite a manifestação da humanidade tal como se apresenta na sua contingência histórica. Portanto, os estudos da condição humana - deste modo ser propriamente humano-, são fundamentais para a compreensão daquilo que fazemos como humanidade historicamente situada e requer também uma análise das dimensões éticas da vida.

De modo específico, o PPGECH objetiva:

1. Disponibilizar aos estudantes-pesquisadores condições de desenvolver trabalhos, estudos e investigações da condição humana na contemporaneidade que demonstrem o domínio das teorias, dos instrumentos e procedimentos conceituais e metodológicos essenciais para a área interdisciplinar, bem como o compromisso sociopolítico e ético, qualificando-os para pesquisa e o ensino;

2. Desenvolver a análise crítica para a compreensão de aspectos sociais, políticos, linguísticos, econômicos, tecnológicos, culturais e ambientais relacionados à condição humana na contemporaneidade, em especial no que diz respeito às desigualdades, às diferenças, aos discursos, narrativas e mobilidades;

3. Promover o fortalecimento da pesquisa e do ensino na área das Ciências Humanas e Sociais na UFSCar, campus Sorocaba, buscando uma colaboração e uma atividade mais intensa entre os campi da UFSCar;

4. Atender a demanda regional na formação de mestres de alto nível no campo das Ciências Humanas e Sociais e áreas afins, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

Percurso Formativo

O Programa possui um percurso formativo que se caracteriza por: créditos em disciplinas (40) e créditos dissertação (60). Cada crédito equivale a 15 horas. Os quarenta créditos em disciplinas são compostos por 18 créditos de disciplinas obrigatórias, 18 de disciplinas eletivas e 04 créditos dedicados a produção científica (submissão de artigos em revistas qualificadas, livros e capítulos de livros; participação em eventos da área com apresentação de trabalhos na modalidade comunicação oral ou pôster; organização de eventos na área; demais trabalhos técnicos).

Assim, o egresso deverá ser capaz de refletir, produzir teoricamente e contribuir na resolução de problemas da vida social no que esta afeta a condição humana na contemporaneidade. Enquanto docente do ensino superior este profissional estará apto a atuar nas mais variadas áreas, especialmente àquelas vinculadas a grande área das Ciências Humanas e Sociais. Por meio da articulação de conhecimentos diversificados o egresso estará capacitado para o exercício de atividades em equipes multidisciplinares desenvolvendo pesquisa e estudos interdisciplinares que, para além da academia, podem se desenvolver em ONGs, sindicatos, organizações políticas e partidárias, entidades sociais, movimentos sociais dentre outras.

Missão

A missão do PPGECH é produzir conhecimento por meio de pesquisas teóricas e aplicadas que permitam a compreensão da condição humana na contemporaneidade, formando mestres capazes de refletir e contribuir para a construção e reconstrução da categoria do humano nas ciências humanas e sociais. O programa busca explorar as condições humanas em suas especificidades históricas, subjetivas, sociais, políticas, éticas e linguísticas, considerando suas interações com a tecnologia, a natureza e a cultura. Além disso, propõe novas abordagens teóricas e práticas sobre os diferentes modos de existência e realização do ser humano. Essa produção de conhecimento deve ser marcada pela qualidade acadêmica e pelo compromisso social, conforme estabelecido no Planejamento Estratégico do programa, aprovado pela Comissão de Pós-Graduação em dezembro de 2020 para o quadriênio 2021-2024..

Além disso, o Programa, em consonância com sua missão e objetivos, está alinhado ao Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar, que estabelece, em sua diretriz 3.1.8, a meta de ampliar a oferta de cursos interdisciplinares de pós-graduação — uma diretriz concretizada pelo PPGECH. O Programa também dialoga com diversas diretrizes do item 3.1 do PDI, que tratam dos Programas de Pós-Graduação da Instituição (http://www.pdi.ufscar.br/documentos/plano-de-desenvolvimento-institucional-da-ufscar-.pdf). Além disso, o PPGECH está alinhado ao recente Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFSCar (disponível em https://www.propg.ufscar.br/pt-br/media/arquivos/planejamento-estrategico-de-pos-graduacao-2020-2024.pdf/view), especialmente no Eixo Norteador 2 – Novos Programas de Pós-Graduação. Destaca-se, nesse contexto, a Meta 1, que visa “criar PPGs inovadores e de característica interdisciplinar, capazes de avançar no conhecimento e agregar valor à sociedade, ao setor produtivo e ao desenvolvimento nacional”.