Formulários e Requerimentos

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

  • Check-list das atividades acadêmicas obrigatórias

Acompanhe prazos e procedimentos - AQUI

  • Requerimentos deverão ser aprovados em reunião da Comissão de Pós-graduação (CPG)
  • Solicitação de item de pauta na reunião da Comissão de Pós-graduação (CPG) - AQUI

A solicitação pelo formulário deverá ser feita apenas por docentes, discentes regulares e TA do PPGECH/UFSCar. Os demais deverão entrar em contato direto com a coordenação do programa.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Solicitação de exame de qualificação
A ProPG implantou um novo processo para solicitação de exames de qualificação que entrou em vigor a partir do dia 19/10/2020. O processo deve ser realizado pelo ProPGWeb. Links dos tutoriais para solicitação
Perfil 'Aluno(a)' - https://youtu.be/wM9yBLGxUr8
Perfil 'Orientador(a)' - https://youtu.be/KNqaygqG_dM
Perfil 'Coordenador(a)' e Perfil 'Secretário(a)' - https://youtu.be/2au_SpjblWs
Membro de Banca Examinadora' - https://youtu.be/QFHihCHsb

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

Solicitação de agendamento de banca de defesa pública de dissertação
Agendamento de defesa
Enviar requerimento preenchido e assinado pelo/a orientador/a para aprovação na CPG
Procedimentos Pós-defesa
** Os documentos deverão ser entregues com o prazo máximo de 60 dias a contar da data da Banca de Defesa:
1- É de responsabilidade do estudante:
a) em até 60 dias após a defesa, realizar a correção da dissertação, de acordo com as sugestões da banca examinadora, com revisão do orientador.
b) para a confecção da ficha catalográfica acessar o link http://www.sibi.ufscar.br/servicos/gerador-de-ficha-catalografica, preencher corretamente o formulário com os dados de sua dissertação.
c) anexar a ficha catalográfica (no verso da página de rosto) e a folha de aprovação com as assinaturas entregue no dia da sua defesa, na terceira página, na versão final de sua dissertação, salvar em PDF.
 ** Em caso de dúvidas o Sistema de Biblioteca da UFSCar (SIBi-UFSCar) fica à disposição pelo contato repositorio.sibi@ufscar.br.
d) Providenciar assinatura e o depósito da carta comprovante do/a orientador/a (Anexado).Comprovando a integridade da versão recebida, com as devidas correções solicitadas pela banca.
e) Acessar https://repositorio.br/pages/instructions para realizar o autodepósito no Repositório Institucional. Ler o manual do repositório no link: https://repositorio.ufscar.br/static/manual-autoarquivamento-ri-ufscar.pdf; 
f) Verificar se os seus dados do Termo de Conferência para a confecção dos diplomas estão corretos.
g) Enviar à Secretaria do PPGECH (ppgech@ufscar.br), no prazo de 60 dias, os seguintes documentos para homologação do título de mestre:
- Cópia  da versão final da dissertação em *.pdf
 - "Declaração de Nada Consta" da Biblioteca.Para solicitar a "Declaração de nada consta" da Biblioteca é necessário enviar e-mail para bso.referencia@ufscar.br informando nome completo, Número UFSCar e nome do Programa/Curso por extenso.
 -  E-mail de confirmação do depósito da dissertação.
 -  Carta comprovante do/a orientador/a sobre a integridade da versão recebida da dissertação com as devidas alterações (enviada por email pela secretaria)
 - Termo de conferência para confecção do diploma assinado (entregue pelo orientador/a)
 - Ata de defesa (caso o/a orientador/a não já tenha enviado à Secretaria do PPGECH)

FORMULÁRIO ORIENTADOR E/OU CO-ORIENTADOR

Esclarecimento sobre co-orientação:
A necessidade de um coorientador em um mestrado interdisciplinar surge quando a pesquisa do estudante demanda conhecimentos que ultrapassam a especialidade do orientador principal. Isso ocorre, por exemplo, quando o projeto envolve diferentes campos do saber que exigem aportes teóricos e metodológicos complementares. O coorientador deve ser de uma área distinta ou especialista em temas diferentes do orientador, garantindo uma abordagem mais ampla e aprofundada. A presença de um coorientador contribui para o rigor acadêmico do trabalho, favorece a articulação entre diferentes perspectivas disciplinares e enriquece a formação do mestrando, assegurando um acompanhamento qualificado em todas as dimensões do estudo.

CANCELAMENTO E ALTERAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS NA (RE)MATRÍCULA (VERIFICAR PRAZO EM CALENDÁRIO ACADÊMICO)

Enviar formulario(s) aqui: https://forms.gle/AmqUupW7mAnA2ava9

INCORPORAÇÃO DE CRÉDITOS DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSADA FORA DO PPGECH OU COMO ALUNO ESPECIAL NO PROGRAMA

Obrigatório que seja anexada ao requerimento a Declaração de Conclusão da disciplina contendo o  nome do Programa de Pós-graduação/Universidade, créditos, período da realização da disciplina  e conceito ou nota. Exceto para disciplinas cursadas como aluno especial no PPGECH.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Trancamento de matrícula

PRORROGAÇÃO DE PRAZO

SOLICITAÇÃO DE EXAME DE PROFICIÊNCIA

A solicitação para realização de exame de proficiência deverá ser realizada no momento da matrícula. Para qualquer dúvida sobre prazos e procedimentos, consulte o Regimento Interno vigente ou entre em contato com a secretaria do PPGECH (ppgech@ufscar.br)

AUXÍLIO ESTUDANTIL 

Orientações para a utilização de Auxílio Financeiro Estudantil -verba PROAP-CAPES

RELATÓRIO ANUAL - DISCENTES 

Relatório de atividades discentes

PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE (PESCD) 

Procedimento, modelo de plano de trabalho e modelo de relatório: clique aqui

obs.: O relatório preenchido e assinado deverá ser enviado para o email da secretaria  ao final do estágio.

EXERCÍCIOS DOMICILIARES 

Aplicação de exercícios domiciliares

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA 

Tabela de Créditos de Produção Acadêmica DIscente - ingressantes a partir de 2023

Tabela de Créditos de Produção Acadêmica Discente - ingressantes até 2022