PPGECH vem atender a uma demanda regional

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana vai contribuir para o estudo dos problemas sociais, econômicos, políticos, culturais, educacionais, ambientais, e as questões relacionadas aos direitos humanos que se apresentam como desafios, tanto para a pesquisa acadêmico-cientifica, quanto para os diversos níveis da gestão pública da região.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, na UFSCar campus de Sorocaba, vem atender a uma demanda dessa região, que vem se destacando no eixo denominado como “corredor asiático”, tendo alcançado o segundo maior PIB da indústria brasileira.

Em 2014, Sorocaba tornou-se sede da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), reunindo 26 municípios que totalizam cerca de 1,8 milhão de habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de R$ 46,7 bilhões (3,46% do PIB do Estado de São Paulo) segundo dados do IBGE (2010).  Sorocaba é também sede de uma Região Administrativa que abrange 79 município e que constitui-se, do ponto de vista socioeconômico, numa das mais pobres do estado, com problemas relacionados ao acesso a direitos humanos básicos.

Exemplo disso, o Vale do Ribeira - que constitui essa região - apresenta extensões de terras devolutas, problemas relacionados à concentração fundiária e grandes extensões de áreas de proteção ambiental, provocando conflitos sociais, com demandas judiciais envolvendo posseiros, invasão e ocupação de unidades de conservação ambiental. Além disso, a maior parte dos municípios apresenta baixo índice de desenvolvimento humano com graves problemas de falta de infraestrutura e acesso à saúde, educação, moradia e rede de transportes.

Frente a essas questões, a região demanda um amplo espectro de formação profissional, sendo que a área de pesquisa em ciências humanas e sociais encontra um rico terreno para análises e interpretações socioespaciais do dinamismo recente no qual se encontra esta realidade regional.

Cursos de pós-graduação na região

Conforme dados da Plataforma Sucupira, verifica-se que há poucos cursos de Pós-graduação strictu sensu na região e na área de ciências humanas há apenas três  cursos. Estes dados comprovam a carência de programas de pós-graduação nesta área por se tratar de uma região com uma população de 1,8 milhão de habitantes e com cerca de 15.000 vagas de graduação em instituições de ensino superior.

Os cursos de pós-graduação interdisciplinares em Ciências Humanas e Sociais existentes no Estado de São Paulo são ofertados pela USP, UNESP-Franca, Unicamp (Campinas e Limeira), e UFSCar (São Carlos), o que mostra a ausência dessa modalidade de ensino na região metropolitana de Sorocaba.

Ao examinar esses dados, pode-se afirmar que a demanda a ser atendida pelo Mestrado em Estudos da Condição Humana será bastante heterogênea e multidisciplinar, dada à diversidade de cursos de graduação ofertados pelas instituições públicas e privadas da região e à pouca oferta de cursos de pós-graduação.

Assim, a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana contribuirá, entre outras questões, para atender a necessidade de investimentos em Pós-Graduação em nível regional, pensando o desenvolvimento da região e atendendo uma demanda represada por essa área do conhecimento, assim como para  estimular atividades científicas na área de ciências humanas e sociais e formação de pesquisadores na Região Metropolitana de Sorocaba, que é a região de mais baixa densidade de pesquisadores do estado de São Paulo.

Imagem- Alesp -  https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/Sorocaba.jpg