PPGECH: fruto de trabalho coletivo e interdisciplinar

Tendo como premissa que muitas das questões apresentadas pelo mundo contemporâneo - sobretudo aquelas que dizem respeito à condição humana na contemporaneidade - não são passíveis de uma profunda compreensão apenas com um olhar, este grupo reúne pontos de vistas a partir de várias disciplinas.

O Programa de Pós-graduação Estudos da Condição Humana é  produto do trabalho de um grupo de professoras e professores que foi se formando a partir do início das atividades do campus de Sorocaba da UFSCar em 2006 e, sobretudo, a partir do primeiro semestre de 2009, com o início do REUNI. É resultado de demandas significativas e de um concentrado esforço institucional para a consolidação das atividades desenvolvidas nos cursos de graduação do campus Sorocaba da UFSCar ao longo dos últimos treze anos.

Nestes anos de trabalho, são significativas as atividades de ensino, pesquisa e extensão,  os produtos, publicações e parcerias nacionais e internacionais decorrentes da atuação coletiva desses docentes.  Identifica-se como o fundamento de tais atividades a problemática da condição humana na contemporaneidade analisada na perspectiva das diferenças e desigualdades sociais, direitos humanos, da linguagem, mídia e comunicação, da educação, cultura, participação social e política, e do meio ambiente. Esta constatação impulsionou os debates para a construção de um programa de pós-graduação que pudesse ser composto a partir deste grupo de trabalho.

 

Ensino coletivo

Nas atividades de ensino, os docentes do PPGECH atuaram conjuntamente em ACIEPEs (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, modalidade que se configura como um curso aberto à comunidade, durante o qual se articula uma pesquisa), em disciplinas da Pós-Graduação em Educação do campus Sorocaba, assim como em disciplinas dos cursos de graduação. Destas últimas  destacamos uma das experiências do grupo desenvolvida na graduação, - as disciplinas de Pesquisas e Práticas Pedagógicas, ministradas desde 2009 no curso de Licenciatura em Pedagogia,  ara levar à prática tal premissa, a Disciplina Pesquisas e Práticas Pedagógicas (PPP) está presente nos seis primeiros semestres, trazendo de forma transversal as outras disciplinas do semestre.

O olhar de diversos campos do conhecimento sobre um mesmo problema ou realidade traz possibilidades aos estudantes de trabalharem com temas de interesse coletivo, perceber a integração entre as disciplinas e áreas do curso, assim como presenciar a defesa de ideias diferentes por professores. O grupo de docentes que participa dessa disciplina pode, por sua vez, experimentar os pontos de confluência entre as áreas, sobretudo das ciências humanas e educação, que vem fortalecendo cada vez mais a certeza de que a interdisciplinaridade desenhada desde o início nas ações resulta em importantes debates e produções.

O grupo nas pesquisas

As atividades em pesquisa do grupo de docentes estão relacionadas às pesquisas realizadas no âmbito institucional e de suas parcerias com outras instituições, inseridas no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, preconizado pela constituição brasileira e fortemente estimulado pela UFSCar. Entendemos que este princípio basilar da constituição aponta para dois movimentos. O primeiro que integra as atividades fim da universidade e um segundo que integra os conhecimentos que podem estar envolvidos em cada ação, uma vez que a complexidade do olhar acadêmico da área das ciências humanas sobre a realidade deve estar cada vez mais integrada e em diálogo com outras áreas do conhecimento.

Destacamos aqui algumas dessas pesquisas, integradas por três ou mais docentes do PPGECH.  Em Perfil dos participantes da Parada LGBT de Sorocaba, o objetivo central foi analisar o perfil dos participantes de uma Parada LGBT da cidade de Sorocaba e traçar comparações com as pesquisas das Paradas LGBT de outras localidades. A pesquisa  Buenas práticas en Educación Superior: un estudio comparado com IES de Argentina, Brasil y Uruguay se propôs a identificar e analisar os efeitos benéficos e paradoxais de políticas desenvolvidas nas últimas décadas nos países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil e Uruguay e que estiveram destinadas a promover a inclusão na Educação Superior. A pesquisa Estudos sobre Feminismos, Sexualidade e Política teve como foco as abordagens de estudos feministas contemporâneas, de gênero e sexualidade, com foco no tema "Identidade, Corpo e Política", analisando o debate sobre as relações possíveis entre os estudos de gênero e diversidade sexual e os movimentos sociais, políticas públicas, políticas identitárias e pós-identitárias.

Extensão: ganhos dentro do grupo e fora da Universidade

As áreas temáticas das atividades de extensão realizadas pelo grupo são: Cultura, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade, Saúde, Trabalho, Educação, Comunicação, dentre outras. Atende a um público formado por integrantes de movimentos sociais, educadores e estudantes, profissionais da área da saúde, pessoas com deficiência, comunidades remanescentes de quilombos, indígenas, assentadas e ribeirinhas, entre outros. Grande parte dessas atividades foi realizada em parceria externa com órgãos públicos e movimentos sociais.

No projeto Implantação do CRR-UFSCar-Sorocaba - Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba o objetivo foi implantar o CRR-UFSCar-Sorocaba e promover a capacitação de profissionais que atuam junto aos usuários de crack e outras drogas (como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentre outros) e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família.

O Projeto +Telecentros Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital tinha os objetivos de colaborar nos processos de constituição de rede entre parceiros dos programas de inclusão digital do governo federal e  desenvolver estudos e pesquisas que produzissem e sistematizassem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital.  

 

Além de projetos temáticos como estes, para os quais os docentes participantes contribuíram com seus olhares disciplinares, outros projetos de extensão social e historicamente dirigidos contaram com esses olhares, por exemplo: Descomemoração do Golpe de 64 ou Golpe de 2016 e o futuro da democracia do Brasil.