Maria Paula Meneses e Julieta Paredes Carvajal serão conferencistas do SECHu

As Profas. Maria Paula Meneses (Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra) e Julieta Paredes Carvajal (Multiple Leaderships of Indigenous Women and of the Working Class from the Universidad La Cordillera, Bolivia) farão as conferências de abertura e encerramento do Seminário de Estudos da Condição Humana, com os temas "Sentindo e respirando com a Terra: 'partilhando a vida' em perspectivas do Sul global" e "Oxigênio para as utopias: análise a partir do feminismo comunitário de Abya Yala".

• Julieta Elisa Paredes Carvajal pertence ao povo indígena Aymara. Graduada pela Universidad La Cordillera, Psicóloga, Mestra em Gênero, Sociedade e Políticas, Programa Regional de Capacitação em Gênero e Políticas Públicas (PRIGEPP) da Escola Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) da Argentina. Também integra o Programa de Mestrado em Lideranças Múltiplas de Mulheres Indígenas e da Classe Trabalhadora da Universidad La Cordillera, Bolívia. É autora de obras como “Para descolonizar el Feminismo” (2020), “El desafío de la despatriarcalización” (2016), “Hilando fino, desde el Feminismo Comunitario” (2010) entre outras. Coordenou diversos workshops sobre sexualidade e feminismo, especialmente voltados para a experiência indígena. Carvajal integrou a ONG Mulheres pela Equidade e Igualdade (AMUPEI), e o Centro para a Defesa da Cultura (CEDEC), Ministério da Justiça, no Vice-Ministério de Assuntos de Gênero. É fundadora da comunidade Mujeres Creando e também da Assembleia Feminista Boliviana, com foco em políticas e direitos humanos de mulheres indígenas e homossexuais na Bolívia.
  • Maria Paula Meneses é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Em 2019 foi investigadora visitante junto da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Atualmente é vice-presidente do Conselho Científico do CES. De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico - com especial ênfase para as relações entre o Estado e as 'autoridades tradicionais' no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. Tem participado em vários projetos de investigação que resultaram na organização e publicação de vários livros e artigos. Lecciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora do programa de doutoramento em 'Pós-colonialismos e cidadania global'. Co-coordena com Boaventura de Sousa santos (CES) e Karina Bidaseca (CLACSO) o curso internacional 'Epistemologias do Sul' (CLACSO-CES). Anteriormente foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Tem o seu trabalho publicado em diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Holanda e Colômbia.

Confira o site do SECHu.