Inicia o minicurso Gerações, Culturas e Transições Juvenis

Minicurso: 

GERAÇÕES, CULTURAS E TRANSIÇÕES JUVENIS: VELHOS PARADIGMAS PARA NOVOS OBJETOS 

06/12/2022 e 13/12/2022 - 9:00 às 11:00 (terças-feiras)

Professor responsável: 

Prof. Dr. Vitor Sergio Ferreira - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)

Ementa:

- Análise das condições sociais que proporcionaram a compreensão sociológica de diferentes culturas somáticas enquanto formas geracionais de usar, pensar e viver o corpo presentes na sociedade portuguesa contemporânea.

- Análise das culturas juvenis como contextos de transição para o mercado de trabalho, com foco nos caminhos alternativos aos percursos oficiais entre a escola, a formação, e o trabalho.

- Análise da operacionalização do conceito de "playbour" para explorar a integração entre duas tradições que vivem relativamente separadas nos estudos com jovens: as abordagens das culturas juvenis e as transições juvenis.

1. Datas: 06/12/2022 (1a. sessão) e 13/12/2022 (2a. sessão) - terças-feiras

2. Horário/horas (aulas síncronas):  09:00 às 11:00

3. Modalidade online: Plataforma Google Meet

5. Público- alvo: alunos/as regulares de Programa de Pós-graduação

6. Carga-horária: 30h - 2 créditos.

Professor Responsável: Prof. Dr. Vitor Sergio Ferreira 

Vitor Sérgio Ferreira é sociólogo, investigador e docente a nível pós-graduado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Depois de terminar a licenciatura em Sociologia (1995) e a pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (1998), conclui o doutoramento em Sociologia em 2006, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação. A sua formação foi realizada no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Tem trabalhado nas áreas da Sociologia da Juventude (subjetividades, culturas juvenis e estilos de vida; transições para a idade adulta e percursos de vida; formação, empregabilidade e trabalho; gerações e geracionalismo), Sociologia do Corpo (atitudes perante o corpo; práticas de manutenção e modificação corporal; culturas somáticas) e  Sociologia da Cultura (mediadores culturais; artistas e criadores; criatividade; práticas culturais).

Ultimamente tem-se interessado pela forma como as categorias geracionais têm ganho relevo enquanto dispositivos simbólicos de identificação e enunciação de desigualdades sociais na conjuntura pós-crise; pelas condições de emergência de “novas profissões de sonho” entre as configurações aspiracionais e de inserção profissional das mais novas gerações; pelas novas e velhas formas de atuação e de produção política de/para e com jovens.

Atualmente coordena o grupo de investigação LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades: Práticas e Políticas, e é vice-coordenador do Observatório Permanente da Juventude. É ainda membro eleito do Conselho Científico do ICS-ULisboa, e vogal (suplente) na Direção da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).

É membro da Comissão que coordena o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia: conhecimento para sociedades abertas e inclusivas (OpenSoc), onde dirige e leciona a unidade curricular de Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, bem como Seminários de Investigação I e II, onde são acompanhados os projetos de tese de estudantes.