II SECHu publica os Eixos Temáticos do Seminário

Para mais informações sobre o II Sechu acesse - https://www.sechu.ufscar.br/

Eixo 1  - Relações Étnico-Raciais: perspectivas e reexistências na educação e na saúde

As políticas de ação afirmativa (PAA), na educação e na saúde, são respostas a persistência do racismo, institucional e estrutural, que perpetua as desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de vida da população, e que se acentuaram nos tempos recentes. Tais políticas tem ainda como desafio sua implementação e sustentabilidade. Pesquisadores(as) nas áreas de educação e da saúde coletiva tem buscado apontar soluções para a inclusão de temas sobre racismo, antirracismo, saúde da população negra dentre outros, na formação de profissionais, no planejamento e avaliação de políticas públicas, nas práticas cotidianas nas escolas e serviços de saúde. O eixo pretende discutir pesquisas sobre relações étnico-raciais, pedagogia(s) antirracistas, desigualdades sociais, raciais e étnicas, formação profissional, implementação/avaliação das PAA, saúde da população negra, saúde mental e racismo, de forma pluri/multi/interdisciplinar e/ou interseccional, repercutindo conhecimentos, perspectivas e práticas transformadoras, de reexistência, visando uma sociedade mais justa, democrática em que todas as pessoas tenham o direito de existir.

Rosana Batista Monteiro – PPGECH/UFSCar

Luis Eduardo Batista - Integrante do GT Racismo e Saúde/ABRASCO; Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

EIXO 2 - Redes sociais digitais: subjetividades, sociabilidades e discursos contemporâneos

A produção e a circulação de subjetividades, sociabilidades e discursos na contemporaneidade dá-se, de maneira significativa, nas redes sociais digitais. Este Eixo Temático pretende trazer ao debate pesquisas sobre essas redes, suas articulações, estratégias, significações e repercussões na constituição das subjetividades, sociabilidades e discursos contemporâneos. A chamada está aberta para trabalhos sobre a análise da atuação e interação dos sujeitos nestes ambientes, produzindo e reproduzindo diversos materiais linguageiros, assim como das possibilidades e limites das plataformas que viabilizam esta nova forma de sociabilidade.

Proponentes:

Marcio Antonio Gatti - PPGECH/UFSCar

Teresa Mary Pires de Castro Melo - PPGECH/UFSCar

Eixo 3 - Vulnerabilidades contemporâneas e direitos: vidas precárias e processos de resistência democráticos

O desenvolvimento do capitalismo e de suas tecnologias assim como a política neoliberal assumem características que ultrapassam a mera política econômica, enraizando-se na sociedade enquanto uma lógica que penetra em todas as relações sociais e em todas as esferas da vida, com implicações na democracia contemporânea e nos direitos e condições humanas. Tal política econômica produz, em níveis sempre mais elevados, corpos, sujeitos e trabalhadores pautados pela precariedade e pelas vulnerabilidades abissais e comprometimentos perversos para com o próprio funcionamento democrático das sociedades. Nesse sentido, movimentos de denúncia e luta por direitos pelos sujeitos de discursos, que vivem na fronteira da linha abissal, exigem articulações da sociedade em busca de um comum democrático e solidário. Este eixo pretende reunir trabalhos comprometidos com o debate público em torno destas questões.

Kelen Christina Leite - Docente PPGECH UFSCar

Geraldo Tadeu Souza - Docente PPGECH UFSCar

Eixo 4 - Processos de resistência na interface socioambiental

Os diversos problemas e desafios contemporâneos, as lutas e processos de resistências, são acentuados, se não mesmo originários, da agravação dos problemas ambientais. Das lutas dos povos indígenas, aos diversos mecanismos estruturais de desigualdades e opressões situadas na interface dos problemas sociais e ambientais, daqueles grupos que sofrem as consequências diretas e indiretas da degradação ambiental, esse Eixo Temático busca debater temas e possibilidades de engajamento crítico com possibilidades reais de mudança.

Andre Cordeiro Alves dos Santos - Docente PPGECH UFSCar

Mariana Faiad - Docente PPGECH UFSCar

Eixo 5 - Corpos dissidentes na (anti) cidade: atravessamentos e trajetórias territoriais

As cidades sob a lógica de urbanização capitalista permitem a existência de espaços dignos para a vida? Ou estamos imersos em (anti)cidades, com contradições e fraturas sociais e ambientais profundas? A (anti)cidade não estimula a sociabilidade, não prevê a existência de praças públicas em condições para o encontro e festa pública, a cultura e a arte; não estimula a convivência e estimula os sistemas de segurança privada que gera o isolamento das pessoas. Todavia, cotidianamente tantos são os corpos dissidentes, corpos políticos, que nela se movimentam, sob tantos atravessamentos, abrindo percursos e o horizonte do direito à cidade. Neste sentido, este eixo temático pretende receber trabalhos que estejam na contracorrente de um urbanismo que não prioriza a condição humana, para refletirmos sobre os corpos dissidentes que resistem e lutam por outras formas de viver para além da (anti)cidade.

Rosalina Burgos - Docente PPGECH UFSCar

Vanda Aparecida da Silva - Docente PPGECH UFSCar

Eixo 6 - Interdisciplinaridade e outras linguagens: corpos e territórios em movimento

Esse Eixo Temático visa oferecer um espaço para debate aos pesquisadores do PPGECH e demais interessados na construção de linguagens diversas para a expressão da produção acadêmico-científica, refletindo a construção epistemológica no contexto das teorias e práticas de pesquisa interdisciplinar.

Proponente

Rosalina Burgos - Docente PPGECH UFSCar