Diálogos Interdisciplinares: Cultura Popular em encontro potente de afetos

O Diálogos Interdisciplinares do PPGECH deste mês de junho encerrou o semestre nesta quarta-feira, 30, com o tema: “Cultura popular em movimento: entre deslocamentos e enraizamentos”.

A live, que foi transmitida pelo canal do Youtube do PPGECH, contou com a mediação do professor Dr. Márcio Antonio Gatti, linguista, professor da UFSCar e do PPGECH e a professora Dulce Ferreira e o professor Alcido Leite da Silva, ambos do departamento de educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foram os convidados.

Com a caixa no colo e baquetas nas mãos, a caixeira e professora Dulce Ferreira entoou o canto de encontro das caixeiras na Festa do Divino e na sequencia destacou que “a cultura popular é uma forma de teimosia e estamos aqui teimando para que todos possam ter direito à vida e para que sejam celebradas e cultuadas quando partem”.

Conforme Dulce, como ainda carregamos no nosso lombo as marcas da escravidão - uns mais outros menos – “quando a gente fala de cultura popular podemos ver claramente como esses saberes e fazeres tradicionais são pensados e produzidos nesta sociedade como saberes inferiores, irrelevantes”.

Singularidades da cultura popular
Na fala da caixeira e professora, fica marcada a perspectiva circular da cultura popular, em que o que veio antes está sendo honrado e o que ocorre agora atua para que o que veio antes não seja esquecido e prepara o terreno para o que vem depois. É a resistência contra o apagamento das tradições, das contribuições dos povos africanos, contra a lógica linear neoliberal.

Por sua vez, Acildo Leite, devoto de São Benedito, destacou a relação muito forte da cultura popular com a religiosidade porque liga com o simbólico e com a vida. O professor trouxe um histórico sobre os deslocamentos e formação/territorialização da cultura negra do Mato Grosso a São Luis do Maranhão, pelas práticas de uma religação com o sagrado, em que a memória popular festeja com intensidade de fé e potencialidade de cultura com o São Benedito. Deu destaque às relações das singularidades da cultura popular no Brasil com a diversidade dos povos que chegaram ao Brasil. Tambor de criola, Congadas, Jongo, Congo estão ligados à louvação do santo São Benedito em diversos territórios do país.

As falas e as cantorias acompanhadas pela caixa da Profa Dulce podem ser vistas no canal Youtube do PPGECH: www.youtube.com/PPGECH

Texto e foto - Fernanda Ikedo