Aula inaugural do PPGECH com Diana Junkes aborda a arte do pensamento como resistência

“A garantia de ação das ciências humanas, do trabalho artístico e da cultura é urgente na superação do caos instalado”, afirma Diana Junkes

Com o tema “Entre a dor e a delícia de ser – Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais no Brasil”, a Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Condição Humana na Contemporaneidade (PPGECH), do campus Sorocaba da UFSCa foi realizada, dia 20 de maio, pela professora doutora Diana Junkes, que é pró-reitora adjunta de pesquisa da UFSCar.

A transmissão ao vivo foi mediada pela coordenadora do PPGECH, Viviane Mendonça e ficou gravada no canal do Youtube www.youtube.com/PPGECH.

Apesar da alegria que anda escasseando em tempos de tantos ataques às Ciências Humanas e Sociais, de cortes orçamentário à ciência e às universidades públicas e pandemia de Covid-19, Diana falou com poesia e afeto. A pesquisadora lançou o olhar sobre as dimensões da condição humana, a arte e o pensamento como resistência em contraponto ao acizentado que nos rodeia.

“O sucateamento das humanidades imporá custos ainda maiores que o coronavírus, tolherá a capacidade de reações para vencer quadros semelhantes no futuro. Um país que não reflete, não desfruta da arte, não aprende o valor da cultura e não aprende a olhar para si mesmo não é capaz de alteridade”, alertou Diana.

E nos faz refletir para agir, pois “a garantia de ação das ciências humanas, do trabalho artístico e da cultura é urgente na superação do caos instalado”, ressaltou.
Confira a aula na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=N4vLNCmEQME&t=1223s