"Sentindo e respirando com a Terra: “partilhando a vida” em perspectivas do Sul global"

A Conferência de Abertura do Seminário de Estudos da Condição Humana - SECHu - será realizada no dia 11 de agosto, com o tema "Sentindo e respirando com a Terra: “partilhando a vida” em perspectivas do Sul global".

A conferencista Maria Paula Meneses é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutora em Antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia).

Em 2019 foi investigadora visitante junto da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Atualmente é vice-presidente do Conselho Científico do CES. E entre seus temas de investigação destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico - com ênfase nas relações entre o Estado e as 'autoridades tradicionais' no contexto africano -, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de "outras" narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos.

Leciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo coordenadora do Programa de Doutorado em Pós-colonialismos e cidadania global. Coordena com Boaventura de Sousa Santos (CES) e Karina Bidaseca (CLACSO) o curso internacional"Epistemologias do Sul" (CLACSO-CES).

Anteriormente foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e tem seus trabalhos publicados em diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Holanda e Colômbia.

11/AGO - 09h15

sechu.faiufscar.com