Prof. Dr. Vitor Sergio Ferreira oferece minicurso "Culturas e transições juvenis: velhos paradigmas para novos objetos"

MINICURSO

CULTURAS E TRANSIÇÕES JUVENIS: VELHOS PARADIGMAS PARA NOVOS OBJETOS

27/11/2023 (14h - 17h) e 28/11/2023  (09h às 12h)

Professor responsável:

Prof. Dr. Vitor Sergio Ferreira - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)/Docente colaborador PPGECH.

Podem se inscrever discentes regulares de Cursos de Pós-Graduação

Link para inscrição: https://forms.gle/

Inscrições até 23/11/2023

O minicurso integra as atividades acadêmicas do PPGECH.

Ementa:

- Análise das condições sociais que proporcionaram a compreensão sociológica de diferentes culturas somáticas enquanto formas geracionais de usar, pensar e viver o corpo presentes na sociedade portuguesa contemporânea.

- Análise das culturas juvenis como contextos de transição para o mercado de trabalho, com foco nos caminhos alternativos aos percursos oficiais entre a escola, a formação, e o trabalho.

- Análise da operacionalização do conceito de "playbour" para explorar a integração entre duas tradições que vivem relativamente separadas nos estudos com jovens: as abordagens das culturas juvenis e as transições juvenis.

1. Datas:

27/11/2023 (1a. sessão) - 14h às 17h - segunda-feira

28/11/2023 (2a. sessão) - 9h às 12h - terça-feira

2. Modalidade presencial: Sala de Reuniões do CCHB - 1011

3. Público- alvo: alunos/as regulares de Programa de Pós-graduação

4. Carga-horária: 30h - 2 créditos.

Professor Responsável: Prof. Dr. Vitor Sergio Ferreira (professor colaborador do PPGECH)

Vitor Sérgio Ferreira é sociólogo, investigador e docente a nível pós-graduado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Depois de terminar a licenciatura em Sociologia (1995) e a pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (1998), conclui o doutoramento em Sociologia em 2006, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação. A sua formação foi realizada no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Tem trabalhado nas áreas da Sociologia da Juventude (subjetividades, culturas juvenis e estilos de vida; transições para a idade adulta e percursos de vida; formação, empregabilidade e trabalho; gerações e geracionalismo), Sociologia do Corpo (atitudes perante o corpo; práticas de manutenção e modificação corporal; culturas somáticas) e  Sociologia da Cultura (mediadores culturais; artistas e criadores; criatividade; práticas culturais).

Ultimamente tem-se interessado pela forma como as categorias geracionais têm ganho relevo enquanto dispositivos simbólicos de identificação e enunciação de desigualdades sociais na conjuntura pós-crise; pelas condições de emergência de “novas profissões de sonho” entre as configurações aspiracionais e de inserção profissional das mais novas gerações; pelas novas e velhas formas de atuação e de produção política de/para e com jovens.

Atualmente coordena o grupo de investigação LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades: Práticas e Políticas, e é vice-coordenador do Observatório Permanente da Juventude. É ainda membro eleito do Conselho Científico do ICS-ULisboa, e vogal (suplente) na Direção da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).

É membro da Comissão que coordena o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia: conhecimento para sociedades abertas e inclusivas (OpenSoc), onde dirige e leciona a unidade curricular de Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, bem como Seminários de Investigação I e II, onde são acompanhados os projetos de tese de estudantes.