Primeira disciplina do PPGECH acontece online

A disciplina Ética e Metodologia de Pesquisa nos Estudos das Ciências Humanas e Sociais, sob a responsabilidade dos docentes Viviane Melo de Mendonça e Geraldo Tadeu Souza, iniciou o processo formativo das(os) estudantes do PPGECH. As aulas começaram no dia 09 de abril de 2020 e estão proporcionando muitas reflexões sobre a condição humana e o fazer ciência na era digital. Os encontros acontecem às quintas-feiras das 9h às 13h.

A ementa da disciplina contempla os temas: A construção do objeto e do problema da pesquisa, sua relevância, suas hipóteses, o quadro teórico e conceitual e o debate sobre ética em pesquisa nas ciências humanas e sociais; os instrumentos e procedimentos de pesquisa, coleta e análise de informações. Ao longo do curso serão discutidos temas centrais com os quais se defronta a pesquisa interdisciplinar nos estudos da condição humana na contemporaneidade, de forma a estabelecer um diálogo constante entre o próprio processo de elaboração dos objetos de pesquisa, bem como as questões teórico- metodológicas e éticas. Abordagem da produção da dissertação através dos debates dos projetos de pesquisa dos alunos.