PPGECH presente no 10º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER)

Acontece, entre 8 e 12 de novembro, o 10º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), com o tema Conhecimento, Democracia e Resistência Social.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH) estará presente na organização do GT 19 - NARRATIVAS MIDIÁTICAS, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA

Coordenadores: Tarcisio Torres Silva - tartorres@gmail.comVanda Aparecida da Silvavandasilva@ufscar.br

O grupo de trabalho tem como proposta discutir as narrativas que são construídas por diferentes linguagens a partir das novas tecnologias de comunicação. Nesse sentido, interessa-nos observar como o uso de smartphones e outros gadgets por uma camada cada vez maior da população brasileira é capaz de produzir narrativas que agem sobre o cotidiano e que, muitas vezes, se sobrepõem aos discursos midiáticos dominantes. A fluidez, a velocidade e a hibridez desses conteúdos, produzidos por anônimos e amadores e compartilhados em rede, vêm transformando diferentes aspectos da cultura, tais como a política, a educação e a produção audiovisual em si. Na complexidade dessas redes destacamos grupos sem liderança, movimentos sociais e demandas emergentes que exigem, entre outras reivindicações, maior visibilidade para políticas de identidade. Além disso, as transformações recentes no mundo do trabalho, com a maior flexibilização e redução dos postos fixos, também contribuem para que o ambiente das redes se transforme em espaço de debate público, de disputa de verdades e de linguagem, uma vez que formas clássicas de representação (por exemplo, sindicatos, órgãos de classe e outras instituições) parecem já não ser sinônimo de representação plena dessas reivindicações. Discutir essas narrativas que se formam através das redes são também maneiras de entender suas atitudes políticas e propostas estéticas perante os desafios das transformações sociotécnicas do mundo contemporâneo.

Saiba mais em  https://www.even3.com.br/