PPGECH lança o livro "O Tabuleiro das (im)Pertinências"

O Tabuleiro das (im)Pertinências

Ciências Humanas e Ciências de Dados: aproximações

Todos os textos-fala e debates sobre metodologia de pesquisa e interdisciplinaridade reunidos neste livro são parte de um projeto de construção do Mestrado Interdisciplinar em Estudos da Condição Humana, da Universidade Federal de São Carlos.

“Este pequeno livro é uma das manifestações da força da natureza, porque desafia as probabilidades de vir a ser possível, de vir a ser pertinente e, por isso, talvez, para alguns, é uma obra da (im)pertinência.

Todos os textos-fala e debates sobre metodologia de pesquisa e interdisciplinaridade aqui reunidos são parte de um projeto de construção de um Mestrado Interdisciplinar em Estudos da Condição Humana, que foi aprovado em 2019.

Como se estivessem dispostos num imenso tabuleiro, os textos-fala vão trazendo conteúdos desde a reprodução de preconceitos e estereótipos pelos algoritmos do Facebook e do Google no mundo da pós-verdade e das fake-news ao humor, nem que seja com interrogação contemporânea entre discursos “mortadela” e “coxinhas”.

E por isso desafiam-nos a pensar: deverá a ciência sempre dar respostas? A ciência é certeza? “Acalmemos os sentidos, é preciso respirar”. Então, façam suas leituras, senhoras e senhores!”

O texto acima é quarta capa do livro O Tabuleiro das (im)Pertinências - Ciências Humanas e Ciências de Dados: aproximações, uma compilação de textos que originam-se das apresentações e diálogos dos respectivos autores durante o Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal, realizado em dezembro de 2017, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba.

O Seminário promoveu o diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores brasileiros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia (NEPeTeCS) e da Linha de Pesquisa em “Educação, Comunidade e Movimentos Sociais – do Programa de Pós-Graduação em Educação – da UFSCar; do Mestrado em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), e do Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P) da Universidade Federal de Goiás (UFG); do Grupo de Pesquisa COMUNICA da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Carlos) e do Observatório das Desigualdades / CIES – IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa).

Organizadores

Geraldo Tadeu Souza