Parceria Internacional | Workshop - Desigualdades Sociais Contemporâneas

O  Workshop - Desigualdades Sociais Contemporâneasministrado pelo Prof. Renato do Carmo (PPGECH/ISCTE-Portugal) áser realizado nos dias  28 e 29/06, na modalidade remota.

Este workshop é resultado do convênio firmado entre o PPGECH e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), para atividades acadêmicas conjuntas e intercâmbios.

Inscrições apenas para alunos/as regularmente matriculados no PPGECH.

Para solicitação de inscrição acesse:

[usar email da UFSCar)

Este link de inscrição é restrito aos alunos/as regularmente matriculados no PPGECH. Outro link será enviado para solicitação de inscrição, como aluno especial, aos estudantes das outras pós-graduações. São apenas 20 vagas, portanto, inscrevam-se o quanto antes.

Detalhes do Workshop:

Desigualdades Sociais Contemporâneas

Ementa: Aquisição de conhecimentos atualizados sobre desigualdades sociais contemporâneas numa perspetiva multidimensional e global, e aquisição de competências teóricas e metodológicas para realizar e interpretar estudos sobre desigualdades sociais.
1. Datas: 28/06 e 29/06   (terça e quarta feira)
2. Horário/horas (aulas síncronas):  9h30 às 12h30 (horário Brasília)
3. Modalidade online: Plataforma Google Meet
4 . Limite: 20 vagas
5. Público- alvo: alunos/as regulares do PPGECH e alunos/as especiais regularmente matriculados em outros Programas de Pós-graduação  (mestrado e doutorado)
6. Carga-horária: 30h - 2 créditos.

Professor Responsável: Prof. Dr. Renato Miguel do Carmo - Professor colaborador do PPGECH-UFSCar
Professor associado do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa  e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e coordenador científico do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Recentemente publicou nas revistas: European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, entre outras. Publicou 29 livros (19 como editor e 10 como autor e coautor), quatro dos quais publicados em editoras internacionais (Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Preside ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios: prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2010, 2014, 2015, 2018; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008, atribuído pelo artigo “Da Escala ao Território: para uma reflexão crítica do policentrismo”.