Diálogos Interdisciplinares - Variações Ecofeministas: razão e antropoceno na produção do conhecimento contemporâneo

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana -PPGECH- traz a live Variações Ecofeministas: razão e antropoceno na produção do conhecimento contemporâneo, que será transmitida 25 de agosto, 19 horas. - Canal do Youtube do PPGECH - www.youtube.com/PPGECH

Mariana Faiad (professora convidada do PPGECH) traz a convidada Elaini Cristina Gonzaga da Silva para uma conversa em torno da necessidade de se pensar a relação com o meio ambiente no campo dos diversos marcadores sociais da desigualdade, para além da discussão de gênero, raça e classe. Esta é uma discussão enfrentada pelo ecofeminismo. O debate proposto tem por objetivo discorrer sobre diferentes abordagens para a relação entre meio ambiente, diferenças sociais e opressão na sociedade capitalista contemporânea, resgatando o trabalho de grandes pesquisadoras antes de nós, que pavimentaram nossos caminhos.

Elaini Cristina Gonzaga da Silva

Possui graduação em Direito (2002), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante do programa desiguALdades.net da Universidade Livre de Berlim e do Instituto Ibero-Americano (2010-2011) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) (2011). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é pesquisadora do Observatório de Relações Internacionais (ORI) e docente do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais. Também é pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e advogada em São Paulo. Já atuou como consultora para a ONU no Brasil, para projetos do governo brasileiro e para organizações da sociedade civil.  Tem experiência na área de Direito Internacional com análises sociojurídicas com ênfase nos conflitos entre economia e meio ambiente, direitos humanos e/ou gênero, bem como na relação entre política externa e democracia.

Mariana Faiad é antropóloga (Goldsmiths College, Londres), com mestrado e doutorado em sociologia (unicamp). No mestrado, desenvolveu pesquisa sobre o papel do sistema de castas na indústria de Tecnologias da Informação e Comunicação da Índia. No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre violência entre grupos religiosos na Índia pós-colonial. Atualmente, em pesquisa de pós-doutoramento, no departamento de Biologia da UFSCar/Sorocaba, pesquisa gestão hídrica e violência na região da bacia do rio Ganges. Foi pesquisadora visitante no Institute for Social and Economic Change, Bangalore e no Centre of Postcolonial Studies, Londres. É socia fundadora e atual vice presidente da Brindarc Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento, e professora visitante do PPGECH – UFSCar.

A atividade Diálogos Interdisciplinares é promovida pelo PPGECH para divulgar e debater os temas relacionados à condição humana na contemporaneidade de maneira interdisciplinar. Para assistir: Canal do Youtube do PPGECH - www.youtube.com/PPGECH