Diálogos Interdisciplinares - Ocupação do 13 de maio

O Diálogos Interdisciplinares de maio traz o debate: “Ocupação do 13 de maio - Relações étnico-raciais na educação, na saúde e em territórios negros”.

O encontro será transmitido pelo Canal do PPGECH, no dia 13 de maio às 17h30. Nessa data, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, integrantes do movimento negro e intelectuais negros e negras, tem questionado as condições a que foi (e tem sido) submetida a população negra no pós-abolição.

Neste sentido, o Diálogos Interdisciplinares se articula nesta data à mobilização nacional “Ocupação do 13 de maio em Atenção à Saúde da População Negra no Brasil” para discutir Saúde da população negra, a defesa do SUS e ainda educação das relações étnico-raciais a partir das pesquisas e outras atividades do Grupo de Pesquisa Educação, territórios negros e saúde – ETNS/CNPq/UFSCar.

O encontro contará com:

Celso Ricardo Monteiro - Licenciado em Ciências Sociais, com Pós-graduação em Saúde Pública na FMU/FIAM/FAAM, é atualmente Consultor da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo para a área de educação comunitária e articulação em HIV/AIDS. Organizador do livro Religiões Afro-Brasileiras, Políticas Públicas e a Resposta à epidemia de AIDS (2014), e com artigos publicados por diferentes organizações, sua experiência na área, dá ênfase à análise institucional em meio à saúde da população negra (lattes). http://lattes.cnpq.br/3094409918172784, crmonteiro@prefeitura.sp.gov.br

Jéssifran Silveira Rosa - Psicólogo Social, mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana (UFSCAR), especialista em Gestão de Políticas Públicas (UNICA), especialista em Saúde Mental e Familiar nas Instituições e bacharel em Psicologia (CEUNSP). Antimanicomial, implicado na luta em defesa dos Direitos Humanos de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Membro do grupo de pesquisa ETNS (Educação Territórios Negros e Saúde) da UFSCAR e pesquisador das questões étnico-raciais em saúde mental. j.silveira_psi@hotmail.com

Mariana Martha de Cerqueira Silva - Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação (UFSCar). Integra o ETNS/CNPq/UFSCar - Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde desde 2014. É membro da Coletiva Corpos Insubmissos. Realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Compôs o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (2011-2012) e a Comissão de Trabalho Mista do município de Sorocaba (2020-2021). Pesquisa temas relacionados a Diversidade, Educação para Relações Étnico-Raciais, Currículo e Movimentos Sociais. Tem experiência na docência e coordenação da Educação Básica e na Formação de Professores, em cursos de Pedagogia. Atualmente realiza Pós- Doutorado no Instituto de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/6083262350667325

Mediação

Rosana Batista Monteiro - Docente do DCHE e do PPGECH/UFSCar. Pedagoga (UNESP), Mestre (UNICAMP) e Doutora (UFSCar) em Educação. integra o GT21 - ANPED e o GT Racismo e Saúde/ABRASCO. Atualmente compõe a gestão colegiada do NEAB UFSCar.É líder do ETNS - grupo de pesquisa Educação, territórios negros e saúde.

O ETNS vem desenvolvendo, desde 2014, estudos, pesquisas e atividades de extensão sobre educação das relações étnico-raciais, educação quilombola e ainda saúde da população negra. Conta com integrantes de diversas áreas que atuam interdisciplinar e colaborativamente.

A mobilização “Ocupação do 13 de maio em atenção à saúde da população negra no Brasil” congrega várias entidades, associações e movimentos sociais a exemplo da ONG Criola, a rede Aliança Pró-Saúde da População Negra, GT Racismo e Saúde/ABRASCO. Assine o Manifesto em atenção à saúde da população negra (google.com)

A atividade Diálogos Interdisciplinares é promovida pelo PPGECH para divulgar e debater os temas relacionados à condição humana na contemporaneidade de maneira interdisciplinar.

Para assistir: Canal do Youtube do PPGECH - www.youtube.com/PPGECH