Evento terá a presença dos professores Casé Angatu Tupinambá, Neusa Gusmão e performance artística de Janaína Silva

III Seminário de Estudos da Condição Humana acontece nesta semana

Além dos debates nos eixos temáticos o evento terá a presença dos professores Casé Angatu Tupinambá, Neusa Gusmão e performance artística de Janaína Silva

Comemorando o primeiro quadriênio, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH), formado na UFSCar Sorocaba promove, nos próximos dias 09 e 10 a terceira edição do seminário de estudos que leva o nome do programa. Os debates e palestras acontecem no campus da universidade e a participação do público é gratuita.

Dentro da programação do seminário, estão confirmadas as presenças dos professores palestrantes, pesquisadores e artistas, além de mesas de debates que reunirão os temas pesquisados no PPGECH desde sua criação, desta forma o tema do III SECHu é: “Sujeitos partilhantes e afetos reterritorializados”, pois este também é o primeiro totalmente presencial desde o início do programa.

Direitos humanos e lutas dos povos originários do Brasil

No dia 09, o SECHu - como é chamado carinhosamente o evento -, terá quatro mesas de debates que se iniciam às 09h30, com temas ligados à: estudos etnicorraciais; condição humana em todas as fases da vida; comunicação e tecnologia, direitos humanos e políticas públicas.

A primeira noite do evento abre com a performance Aetxara'u da artísta e mestra formada pelo PPGECH, Janaína Silva. Logo em seguida, haverá a conferência do professor doutor Casé Angatu Xuruku Tupinambá (UESC-BA), com o tema Îande Iané Ara Massuí Xukui Amó Ara: Muitos de nós já somos um outro mundo possível onde cabem vários mundos.

Estudos socioambientais, gêneros, sexualidades e comunidades tradicionais brasileiras

No segundo dia de SECHu, no dia 10, acontecerá também quatro mesas de debates, mas com início às 9h. Entre os temas estão: estudos socioambientais; etnicorraciais; condição humana nas diversas fases da vida humana e estudos de gênero, sexualidade e diferenças. Todos os debates, dos dois dias de evento, são abertos ao público e acontecem no auditório “ATLab”, localizado no prédio roxo.

Para finalizar nosso Seminário de Estudos e Pesquisa, na noite do dia 10, acontecerá a palestra da professora doutora Neusa Gusmão (Unicamp) com o tema: Diálogos Insurgentes: convergência de saberes e luta quilombola.

O III SECHu acontece nos dias 09 e 10 de novembro na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, localizada na Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, Sorocaba - SP e a entrada é gratuita.