Inteligência artificial e centralidade humana: como regular?

Live aborda iniciativas de regulação da Inteligência Artificial

Dando continuidade ao Ciclo de Debates Inteligência Artifical e Condição Humana, o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana/UFSCar (PPGECH) traz a Profa. Dra. Mariana Valente com o tema “Inteligência artificial e centralidade humana: como regular?”.

A live aborda o fundamental tema das iniciativas de regulação de inteligência artificial pelo mundo, que variam do ponto de vista de modelos e da centralidade que dão aos direitos das pessoas afetadas e às desigualdades sociais. No Brasil, o Senado Federal discute dois modelos bastante distintos. O que está em jogo nesses debates?

Mariana Valente é professora na Universidade de St. Gallen, na Suíça, na área de direito e tecnologia e Diretora do InternetLab no Brasil. Foi membra da Comissão de Juristas do Senado Federal, que elaborou um anteprojeto de lei de regulação de inteligência artificial, em 2022. Pesquisadora no campo de governança de plataformas, desigualdades e tecnologias digitais, e acesso ao conhecimento. Recém publicou o livro Misoginia na Internet: uma década de disputa por direitos (Ed. Fósforo, 2023).

A live acontecerá no dia 9 de outubro, às 10h, com a mediação da Profa. Dra. Kelen Leite, e será transmitida pelo canal do PPGECH no Youtube.

A atividade Diálogos Interdisciplinares é promovida pelo PPGECH para divulgar e debater os temas relacionados à condição humana na contemporaneidade de maneira interdisciplinar. Para assistir: Canal do Youtube do PPGECH - www.youtube.com/PPGECH