PPGECH e PPGEd trazem Patrícia Hill Collins para a UFSCar Campus Sorocaba

O Campus Sorocaba da UFSCar recebe no dia 31 de outubro a pesquisadora Patricia Hill Collins, Professora Emérita de Sociologia na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O evento acontece no marco do lançamento no Brasil da tradução do primeiro livro de Collins, publicado originalmente em 1990, "Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento". A obra, um clássico dos estudos de raça e gênero que tornou Collins conhecida, está sendo publicada pela primeira vez em Português pela editora Boitempo. A realização do evento é dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEd-So) e em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So) da UFSCar, com um grande conjunto de apoiadores.


No livro, Collins mapeia os principais temas e ideias tratados por intelectuais e ativistas negras estadunidenses como Angela Davis, Bell Hooks, Alice Walker e Audre Lorde, e assim constrói um panorama do feminismo negro com referências de dentro e de fora da academia. Na mesma obra, a autora aparece como uma das pioneiras na reflexão sobre a interseccionalidade das desigualdades sociais. A interseccionalidade - intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão - é foco da apresentação de Patricia Hill Collins no Campus Sorocaba, intitulada "Interseccionalidade: desafios contemporâneos e novas perspectivas".


Devido à grande procura, as inscrições já foram encerradas, mas os organizadores estão buscando concretizar transmissão online. Para quem se inscreveu, o evento acontece às 18 horas, no auditório do edifício ATLab, no Campus Sorocaba da UFSCar.

Fonte: Inforede UFScar